terça-feira, 18 de junho de 2013

Basquetebol

Introdução

O Basquetebol começou a ser jogado em 1891 nos Estados Unidos da América. Foi inventado por James Naismith, professor do Springfield College. Verificando que durante o tempo chuvoso de Inverno os seus alunos mostravam algum desinteresse pelas aulas de ginástica, que era a única actividade física que s podia praticar dentro do ginásio. Este Procurou criar um jogo que servindo os objectos da educação física os motivasse. Suspendeu então dois cestos da apanha dos pêssegos, nos topos do ginásio, onde os alunos deveriam introduzir a bola. No entanto, sempre que encestavam tinham de subir por uma escada para recuperarem a bola e poderem continuar o jogo; daí que tenha decidido retirar o fundo dos cestos para que a bola passasse livremente. Mais tarde colocou as tabelas para que os espectadores que assistiam ao jogo nas bancadas atrás dos cestos não pudessem intervir no jogo, ajudando com as bengalas a introduzir a bola no cesto. Assim nasceu o “jogo dos cestos” que hoje se conhece como Basquetebol.

Caracterização do basquetebol

O Basquetebol é um jogo desportivo colectivo (em que a bola é jogada com as mãos), disputado entre duas compostas por cinco elementos cada uma e por cinco jogadores suplentes. O objectivo de cada equipa é introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa se aposse da bola ou marque pontos.

O campo

O campo de jogo é rectangular e mede 28 metros de comprimento por 15 metros de largura. Em cada topo está colocada uma tabela com 1.80m de comprimento por 1.05m de largura, suspensa a 2.90m acima do solo. Em cada tabela é afixado um arco de ferro, os cestos, que estão a 3.05m do solo, com uma rede de corda suspensa. (Fig.1)




O tempo de jogo / os juízes / os vencedores
Um jogo consta de dois meios tempos de 20 minutos cada, com um intervalo de 10 ou 15 minutos. É dirigido pelos oficiais de jogo, um árbitro e um auxiliar e um operador de 30 segundos. A equipa vencedora será aquela que no fim do jogo tenha obtido o maior número de pontos. Em caso de empate realiza-se um ou vários prolongamentos de 5 minutos, até se encontrar o vencedor.

A pontuação

Os pontos no basquetebol são obtidos através de lançamentos de campo e de lances livres. Os lançamentos de campo são os que se fazem no decorrer normal do jogo e em qualquer local do campo. Os lances livres são executados da linha de lance livre, com o jogo parado.
               
  A pontuação dos diferentes lançamentos é a seguinte:

  • Lançamento convertido de qualquer local atrás da linha de 6.25 metros – 3 pontos
  • Lançamento convertido de qualquer local à frente da linha de 6,25 metros – 2 pontos
  • Lance livre – 1 ponto
Sempre que se marca um cesto, seja de lançamento de campo ou de lançamento livre, a bola é reposta em jogo atrás da linha de fundo.

Início do jogo

O jogo inicia-se no circulo central, com um lançamento de bola ao ar, feito pelo árbitro, entre dois jogadores, um de cada equipa que tentam empurrar a bola na direcção dos seus respectivos companheiros. Os restante jogadores devem estar fora do circulo e os saltadores não podem agarrar a bola, nem tocar nela mais de duas vezes

No basquetebol as faltas podem ser PESSOAIS e TÉCNICAS.

  • As faltas pessoais: são infracções que um jogador comete sobre o adversário – contacto com o adversário. Não é permitido tocar agarrar, empurrar ou impedir o movimento dos adversários com os braços ou com as pernas. Se a falta for cometida sobre o jogador que não está em acto de lançamento , a bola é reposta em jogo atrás da linha lateral ou final no local mais próximo onde foi cometida a falta (excepto mesmo atrás da tabela).

  • As faltas técnicas: são utilizadas para sancionar gestos ou linguagem ofensiva, atitudes incorrectas ou o desrespeito pelas indicações dos árbitros. Sempre que seja marcada uma falta técnica, serão marcados dois lançamento livres contra a equipa do jogador que for penalizado.
Elementos técnicos

Para se poder começar a jogar, é necessário dominar alguns gestos técnicos de base – o passe, o drible e o lançamento.

O Drible

O drible é a forma que tens de progredir no campo com a bola, empurrando-a com uma mão. Deves empurrar e amortecer a bola com os dedos afastados, flectindo e estendendo a mão. A bola bate no solo à frente e ao lado do pé, sem ultrapassar a altura da cintura.



Basquetebol - Drible de protecção from BK Digital on Vimeo.

O vídeo a baixo pretende-nos mostrar a origem do Basquetebol e as suas características



















ALGUNS LINKS PARA MAIS CURIOSIDADES

Caso seja do seu interesse, no Link a baixo poderá consultar ainda mais informação e curiosidades sobre a Federação Portuguesa de Basquetebol
http://www.fpb.pt/fpb_portal/start_fpb

Consultar mais detalhadamente as regras do Basquetebol
http://cadcoimbra.files.wordpress.com/2012/08/regras-oficiais-fiba-2012.pdf

Tudo sobre este Desporto
http://www.bolar.com.br/pdfs/basquetebol_fundamentos.pdf

No seguinte Prezis apresenta o Basquetebol de uma forma mais compreendida e elaborada.






Curso de Educação Física e Desporto, Pedro Duarte nº 2412

Sem comentários:

Enviar um comentário